São Bento
Maragogi e o povoado de São Bento, distante 6km do centro da cidade, vem se destacando no turismo de experiência.
Trata-se de um tipo de turismo no qual o visitante tem uma imersão na comunidade local, conhecendo seus modos de produção e suas vivências atreladas à atividade turística.
História
O povoado de São Bento pertence ao município de Maragogi e está localizado aproximadamente 7 km do centro da cidade. São Bento é a porta de entrada sul do de Maragogi, fazendo divisa com o município vizinho de Japaratinga por meio do curso do rio Salgado. A região tem uma importância histórica ímpar, tendo em vista que os primeiros povoamentos da região de Maragogi, nos idos do século XVII, começaram justamente nesta região.
De acordo com os relatos dos moradores, o mesmo originou-se por meio da devoção de um fazendeiro, que ao chegar enfermo na região fez uma promessa a São Bento, e ao receber a graça construiu uma capela em homenagem ao Santo.
Conta o folclore local que logo no início da colonização europeia um sertanejo e sua família colonizaram a região, como emigrantes refugiados de uma epidemia. Ao chegar à localidade primitiva, o sertanejo realizou uma promessa ao Santo São Bento, rogando por uma cura à sua doença. Curado, o migrante construiu no local uma pequena igreja em homenagem ao Santo.
Ele é o berço de grande parte da cultura do município, pois ele abriga as ruínas da Igreja de São Bento, seus bolinhos de goma e uma rica herança deixada pelos holandeses, além de apresentar um grande potencial turístico com suas Crôas ainda pouco exploradas.
As ruínas da Igreja de São Bento é hoje uma construção restaurada que atesta essa importância histórica da região. Construído entre o século XVII e XVIII, a igreja também era vista como uma verdadeira fortaleza em defesa da região dos navios piratas invasores, considerando sua posição privilegiada acima do morro.